Photoshopando #2 – Criando o efeito de “clones” na imagem

Eaeaeaeae, tudo beleza? … Hoje voltei a postar aqui porque vi muita gente elogiando o último Photoshopando, onde ensinei a criar um efeito de foto tirada sem câmera! Então, atendendo a pedidos, vamos mostrar o segundo post da série, onde vou explicar como podemos criar um outro efeito bastante interessante, que consiste em criar “clones” na imagem… Da uma olhada na imagem que tenho certeza que você vai entender:



Bacana, não é? E o efeito é extremamente fácil de fazer, você precisa de muito pouco conhecimento no photoshop para obter um resultado satisfatório… Lembrando que para o tutorial estou usando o Adobe Photoshop CS6, um iPhone 5 como câmera e um tripé Cannon Deluxe 300. Vamos aos passos?

1. Capturando as imagens

A parte mais importante desse tutorial, com certeza está na capturação das imagens. É necessário que você escolha muito bem o ambiente em que fará as cenas, avaliando os seguintes fatores:
  • Iluminação uniforme, e não variável: Para que o efeito fique bom, escolha um ambiente que haja bastante luz, mas que a mesma provoque o mínimo de sombra possível. Outro ponto importante também, é que essa luz não varie enquanto você estiver capturando as cenas, por esse motivo, não é aconselhado a captura de imagens usando luz natural (sol), pois uma nuvem, que venha a alterar a iluminação do ambiente já pode ser um problemão… OBS: Não use o flash a câmera na hora que for tirar fotos.
  • Ambiente grande e estático: Você deve ter em mente o resultado final do seu projeto, então escolha um lugar bastante grande, e de preferência com mobilias, dessa forma, você pode variar bastante as cenas, e o efeito será muito satisfatório. Mas é claro que a escolha do ambiente fica a seu critério. Mas de preferência, escolha um ambiente estático, ou seja, parado. Nada no ambiente deve se mover rapidamente, por isso evite lugares onde haja vento.
  • Câmera fixa: Essa é a parte mais importante do tutorial. É necessário que durante toda a capturação de imagens a câmera fique parada, na mesma posição. Para isso, aconselho o uso de um tripé próprio para isso. Mas caso você não tenha um desses em mãos, não se preocupe. Qualquer banqueta de aproximadamente 1 metro de altura, algumas caixas de sapato e um pouco de fita durex devem resolver seu problema. O importante é deixar a câmera parada.
  • Ajuda de alguém: Como eu disse, é extremamente importante que a câmera fique parada durante a retirada das fotos, por tanto, a ajuda de alguém para acionar o “clique” da câmera, viria a calhar. No entanto, se você não puder contar com a ajuda de alguém, dê uma olhada em sua câmera, algumas oferecem a opção de acionamento automático de câmera após alguns segundos, e outras contam inclusive com controle remoto.
Tendo tudo isso em mãos, vamos dar início a sessão de fotografias… Posicione sua câmera no local desejado, e trace uma linha imaginária nos locais onde deseja fazer as cenas. No caso abaixo, eu vi que seria possível criar 3 cenas distintas. Uma na cama, como se eu estivesse dormindo, outra sentado, no teclado, e uma última em pé, mexendo no computador.


2


Marcar as áreas que serão capturadas é importante, pois você não pode ultrapassar essas áreas, então na hora que for tirar as fotos certifique-se de que não está invadindo uma outra área. Isso pode ser feito facilmente, tendo objetos da cena como ponto de referência.

Após isso, fica fácil. Vá para a área 1, e capture a imagem. Veja como ficou a minha:


3


Depois de capturada a primeira imagem, cuide para NÃO MEXER A CÂMERA, e posicione-se na segunda área de sua cena, tomando cuidado sempre para não invadir o espaço da área anterior. Veja:


4


Repita o mesmo processo, tomando os mesmos cuidados, para capturar a terceira imagem. Após capturar as imagens, aconselho repetir as cenas algumas vezes, em posições diferentes e ocupando espaços diferentes também, dessa forma, você pode escolher as imagens que ficaram melhores para sua edição. Ao fim das capturas de imagem, você deve ter pelo menos 3 fotos, em áreas distintas:


5


Pronto! Todas as imagens já foram capturadas, agora vamos para a parte de edição

2. Edição de imagem

Essa parte é bastante fácil, principalmente para quem já tem alguma experiência com photoshop… Primeiramente, para uma melhor organização, crie uma pasta no seu computador (de preferência em um local de fácil acesso, como desktop) e coloque as imagens que você deseja usar no projeto dentro da mesma. Após isso, clique com o botão direito na imagem da cena da “área1″, e selecione a opção “Abrir com” -> “Adobe Photoshop”.


6


Dessa forma o documento será criado exatamente do tamanho da sua imagem, oque facilitará nosso trabalho. Depois de aberto o photoshop com uma das imagens, selecione as outras duas e arraste para dentro do photoshop. Dessa forma, suas imagens serão importadas para dentro do documento.


7


Depois que todas as imagens forem importadas para dentro do documento, verifique no lado direito do programa, as camadas de imagem (Layers). Caso não apareça essa janela, tecle F7 para que a mesma seja exibida. Será necessário que você Rasterize as camadas que importou, para isso, clique com o botão direito do mouse nas duas primeiras camadas, e selecione a opção “Rasterize Layers”.


8


Pronto! Camadas rasterizadas. Lembre-se de não mexer na última camada, mantenha-a como “Background” e com o cadeadinho do lado. Agora vamos para a parte de recorte, e começaremos trabalhando com a segunda imagem, para isso, deixe a primeira camada invisível, clicando no ícone de “olho”, ao lado da Layer. E selecione a segunda camada.


9


Selecione a ferramenta de seleção retângular (M), e apague toda a parte esquerda da imagem, deixando apenas a área em que você está presente nela. Veja no exemplo, onde a parte vermelha simula a parte que deve ser apagada da imagem:

10

Feito isso, vamos repetir os passos com a outra imagem, para isso, deixe a camada atual invisível, e a camada de cima visível. Desse jeito:


11


Pegue novamente a ferramenta de seleção retangular (M) e selecione as áreas que deseja apagar, deixando novamente somente a área em que você está presente. Veja no exemplo:


12

Feito isso, deixe todas as camadas visíveis, e você terá um resultado parecido com esse:

13

3. Finalizando…

Observe que a imagem do meio está um pouco mais escura que as outras… Isso provavelmente ocorreu por alguma variação de luminosidade na hora de capturar a imagem. Para corrigir isso, selecione a camada que está com a coloração errada, e tecle “CTRL + SHIFT + U”

14


Abrira uma janela de controle de Matiz e Saturação. Altere os valores de “Lightness” (luminosidade) vagarosamente, até que a foto pareça o mais natural possível no ambiente. Mesmo isso sendo feito, você vai reparar que em alguns pontos, ainda é possível visualizar uma “linha” de divisão das imagens, oque acaba com o efeito da montagem… Para corrigir isso também, selecione a ferramenta Borracha (E), e altere suas propriedades para que ela fique esfumaçada, desse jeito:


15


Depois basta ir apagando os lugares onde havia erro, e você verá que a imagem fica impecavelmente suave, e as linhas da montagem desaparecem. Finalizado os retoques da sua imagem, Vá em “File” -> “Save As…” e salve sua imagem no formato .JPEG, onde quiser… Aconselho também, para evitar que possíveis erros (principalmente de iluminação) fiquem evidentes, que você aplique alguns efeitos na imagem, como já mostramos nesse post. Pronto! Dê uma olhada em alguma variações do tutorial:


a (3)


a (2)


a (4)


a (1)

Fácil, não é mesmo? Comece agora mesmo a fazer seus clones! Use e abuse da criatividade…  Qualquer dúvida deixem um comentário! E se possível, curtam e compartilhem o post no facebook/twitter… Da um trabalhão danado fazer :/ Até a próxima pessoal ;D




0 comentários:

Copyright © 2014 Desleixado e curioso and Clink.marketing - iBaixando.